Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

28 de abril de 2023

Rafael anuncia apoio do Governo do Estado para instalação de centro cultural em Campo Maior

 

Um prédio histórico será transformado em um ponto de cultura para oferecer atividades culturais, educacionais e esportivas.


O governador Rafael Fonteles anunciou, nessa quinta-feira (27), o apoio do Governo do Estado para a instalação do Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. A instituição vai funcionar no antigo Centro Operário Campomaiorense, um prédio histórico que se transformará em um ponto de cultura para realização de diversas atividades culturais, educacionais e esportivas.

O assunto foi tratado durante audiência, no Palácio de Karnak, em que o governador recebeu gestores da cultura e um talento da cidade de Campo Maior que vem ganhando projeção nacional, Luana Sousa, de 12 anos. Ela é uma das participantes do The Voice Kids, da TV Globo, e se classificou na primeira etapa do programa.


Luana estuda canto no Lar da Juventude, entidade apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que fomenta a cultura em Campo Maior.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o talento de Luana foi descoberto durante a pandemia, quando a Secult fortaleceu os investimentos nas atividades culturais no estado. “Foi o período em que houve mais investimentos nos artistas e nas casas de cultura. A Luana vem justamente deste trabalho, no Lar da Juventude. Um grande diamante lapidado e dando frutos”, ressaltou o gestor.

A artista mirim disse que canta desde os cinco anos de idade. “Em 2021 entrei no projeto Lar da Juventude. Agora quero melhorar para que eu consiga passar para a próxima fase do The Voice Kids, mas independente do resultado eu já me sinto uma vitoriosa” disse a cantora.

Ampliação do projeto

O Lar da Juventude deve ser incorporado ao Palácio das Artes e Cidadania. Atualmente, a instituição funciona onde era a Cadeia Pública de Campo Maior, um espaço que foi adaptado com recursos do Governo do Estado para servir à população. O espaço físico atual está pequeno para o tamanho da procura. “Tem um prédio antigo que será reformado, assim como a cadeia pública que se tornou a escola onde a Luana estudou. Agora, eles querem um espaço bem maior que vai se chamar Palácio das Artes e Cidadania. O poder público vai ajudar para que nós tenhamos mais e mais talentos ali na região dos carnaubais”, anunciou o governador.


Governador garante recursos para o projeto

A instituição atende a 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo aulas de teatro, balé, canto, coral polifônico, além de instrumentos musicais como saxofone, trompete, trombone, violino e violoncelo.

“No Palácio das Artes vamos conseguir atender mais de mil jovens e crianças. Esta ajuda do governo é fundamental. O espaço é grande, histórico e atende todas as nossas necessidades. Inclusive vamos trabalhar também formação escolar e esporte” acrescentou Gean Medeiros, presidente da Associação Centenário do Centro Operário de Campo Maior.


Gean Medeiros, centro poderá atender mais de mil crianças e adolescentes

A reforma para instalação do Palácio das Artes está orçada em R$ 749 mil e deve ser executada sob supervisão da Secult, com investimentos do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí (Siec).


O centro atenderá mais de mil crianças e adolescentes

O deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário da Cultura; a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes; os pais e o professor de canto de Luana, também participaram da reunião no Palácio de Karnak.


O projeto prioriza alunos de escolas públicas

Fonte/Ccom PI.




VAI DIRETO PRA CADEIA: Quem Transitar com veículo automotor sem placa

A lei foi sancionada, e já está valendo em todo território nacional


Foi sancionada na quarta-feira (26) a Lei 14.562/2023, que torna crime inafiançável a circulação de veículos automotores no trânsito sem placa ou com sinais identificadores adulterados. O decreto foi assinado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, no momento que atua como presidente. A lei foi publicada no Diário Oficial da União.

A delegada titular da DEAM em Campos, Madeleine Dykeman, utilizou suas redes sociais para alertar aos motoristas, inclusive, explicou como a lei será aplicada. "Esse crime é muito comum e as pessoas acham que isso é normal, então se você conhece alguém que está andando sem placa, explica para essa pessoa que ela tem que regularizar a situação do veículo porque se for conduzida para a delegacia, será autuada em flagrante e o crime é inafiançável. Então atenção, regularize seu veículo para não passar por essa situação". 

Diante de flagrante, o condutor será encaminhado juntamente com o veículo para a delegacia, onde será autuado em flagrante e será encaminhado para o sistema prisional, onde passará por audiência de custódia. E o veículo permanecerá apreendido.

27 de abril de 2023

Janaina Ramos participa de entrega de certificados a empreendedores do Shopping da Cidade em Imperatriz

Deputada reforçou a importância da capacitação para o mercado de trabalho e se colocou à disposição dos empreendedores

A deputada estadual Janaina Ramos (Republicanos) participou de agenda em Imperatriz, na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, na entrega de certificados dos cursos aos empreendedores do Shopping da Cidade Luís Danda.

Ação, resultado da parceria entre Prefeitura de Imperatriz e Sebrae, abordou temas, como: vendas, atendimento ao cliente e uso de ferramentas tecnológicas/ redes sociais.


A deputada Janaina Ramos agradeceu o trabalho de todos os empreendedores que estão no espaço. “Parabenizo os empreeendedores que aqui estão, sempre buscando conhecimento e atualização. Esta parceria entre Prefeitura e Sebrae só traz bons resultados e eu, na Assembleia Legislativa, estarei buscando também colaborar com ações como esta. Sempre que precisarem, podem me procurar, estou disponível para ajudar”. 

Janaina acrescentou que a capacitação pode fortalecer os negócios e trazer mais lucros. “Com a orientação certa, os empreendedores terão progresso e crescimento. Hoje em dia as vendas já estão além do presencial, estão presentes em todas as plataformas da internet. Abordar este tema em capacitação auxilia e direciona neste cenário, sobre como empreender, administrar e gerir seu negócio nas redes sociais também”. 


Wilson Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, esteve no evento e falou do trabalho que a equipe da Prefeitura, através da Sedec, tem realizado. “A gestão do prefeito Assis Ramos tem se dedicado. Nossa equipe da Sedec trabalha incansavelmente para que o empreendedorismo da nossa cidade avance cada dia mais. Para isso, agradecemos a parceria e apoio do Sebrae, com quem temos contato sempre”. 


Andrielle Lima é empreendedora no shopping e falou um pouco da iniciativa. “É gratificante fazer parte do Shopping da Cidade. Durante o andamento do curso já fiz vendas on-line, resultado do ensinanento dos professores na capacitação. Agradeço esta oportunidade, que fez a diferença no nosso trabalho”.

Luis Rodrigues, da loja Casa do Estudante, trabalha no comércio de Imperatriz há algumas décadas e falou sobre a estrutura do Shopping da Cidade. “Sou empreendedor desse shopping e não abrimos mão, já conheci muitas cidades no Brasil e elas não tem um espaço com essa estrutura. Estamos aqui para fazer a diferença na nossa cidade e agradecemos por estes cursos”. 

Representantes do Sebrae também participaram do evento. Celson Gonçalo, Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão; Mauro Borralho, Diretor Técnico; Márcia Martins, Gerente Regional e César Guimares, Coordenador estadual de inovação e tecnologia.

Defesa Civil monitora áreas afetadas pelas chuvas em Luís Correia

A Sedec enviou equipes para o acompanhamento e adoção de medidas em prol da segurança e proteção da população atingida.

A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí (Sedec), por meio do Gabinete de Crise, informa que está monitorando as áreas afetadas pelas chuvas no município de Luís Correia e região, bem como acompanhando as equipes para que as medidas cabíveis sejam tomadas em prol da segurança e proteção de toda a população.

Além disso, a Sedec está orientando a preparação do Decreto Municipal de Emergência para que o município busque, junto ao Estado, as assistências humanitárias e estruturais necessárias.

A gerente de Projetos Especiais da Sedec, Indira Bezerra, disse que está em contato direto com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Luís Correia, que é o mais afetado pelas chuvas na região Norte. “Orientamos que fizessem um decreto de emergência, uma vez que a zona urbana está toda alagada. Temos informação de alguns bairros, como Atalaia, Coqueiro, Rancho Alegre, Residencial Peito de Moça e Beira-Mar. No momento, há sete famílias desabrigadas”, afirmou.

A gestora destacou que a perspectiva ainda é de muita chuva na região. A prefeitura de Luís Correia já contratou um carro para fazer a retirada das águas e providenciar o aterro. Também viabilizou um local seguro para essas famílias desabrigadas, que possivelmente será uma escola. “Eles estão pedindo nesse momento colchonetes e a gente está orientando que a solicitação seja feita para a Secretaria de Estado de Assistência Social (Sasc) para atendimento de forma imediata”, ressalta Indira.

Ela acrescentou que a região está sendo periodicamente monitorada e que medidas serão tomadas o mais rápido possível, caso haja qualquer situação que possa trazer risco para a população.





26 de abril de 2023

Janaína Ramos enumera importantes atividades parlamentares hoje em São Luís


A deputada Janaina Ramos, que em três meses de atividades parlamentares aparece no topo da opinião pública como um das mais deputadas mais atuantes do Maranhão, pontou, nessa quarta-feira, 25, mais um dia produtivo. Tanto com efeito na mídia, onde concedeu entrevistas, como pelas prerrogativas.


"Hoje iniciei as atividades no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, onde concedi três entrevistas a programas de rádio e Tv.


Em seguida, a deputada participei de sessão plenária, onde manteve conversa com a presidente da Assembleia, a deputada Iracema Vale e após a sessão teve encontro com amigos, apoiadores e lideranças de diferentes municípios maranhenses, aos quais agradeceu pela presença em seu gabinete, e mais uma vez colocou-o de portas abertas para receber a todos.


Também no dia de hoje, a deputada gravou vídeo institucional com equipe do Complexo de Comunicação, onde viveu momento de boas recordações e emocionante para sua vida pessoal e política.



No final do dia, representando a Assembleia Legislativa e o meu esposo, prefeito de Imperatriz Assis Ramos, a Deputada participou de reunião que discutiu a segurança pública no estado, cujo tema foi “Famem e o Fortalecimento das Guardas Municipais frente ao novo edital do Ministério Público da Justiça e Segurança Pública”. Evento ocorreu no auditório Fernando Falcão, nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado.

Deputada Janaína recebe prêmio da Famem por "boas práticas de gestão" em Imperatriz. Saiba por que?


A deputada estadual Janaina Ramos, recebeu ontem, 25, da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), uma motocicleta, que será utilizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Imperatriz para as atividades daquele órgão. A deputada participou da entrega representando o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos e a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Vinte municípios receberam a premiação referente às suas participações no Programa Tarifa Social, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda com a redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, podendo chegar até 100% para Indígenas e Quilombolas. Para encontrar essas famílias, em especial aquelas que não estão inscritas no Cad único ou que estão com os cadastros desatualizados, a Equatorial, em parceria com a Famem e o governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), incentiva os municípios a fazerem uma busca ativa por essas famílias.

O Tarifa Social já dá um incentivo financeiro de R$ 4,50 por cada novo cadastro e cadastros atualizados. Nessa ação de premiação, cada um dos dez municípios de maior destaque, recebeu uma motocicleta. Os outros dez receberam tablets. Os vinte municípios premiados, são: São José de Ribamar, Imperatriz, Timon, Governador Archer, Governador Luís Rocha, Açailândia, São José dos Basílios, Lagoa Grande do Maranhão, Presidente Dutra, Davinópolis, Pedreiras, João Lisboa, Porto Franco, Aldeias Altas, São João Paraíso, São Mateus do Maranhão, São Domingos do Maranhão, Parnarama, Bernardo do Mearim e Alto alegre do Maranhão. Fonte/Famem/Assessoria.

25 de abril de 2023

Governo do PI apoiará realização do Congresso Nordestino de Produção Animal


O evento acontece em Teresina, no período de 29 de novembro a 1º de dezembro deste ano e deve reunir cerca de mil participantes.

O governador Rafael Fonteles esteve reunido, nesta terça-feira (25), no Palácio de Karnak, com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gidásio Guedes, e com o professor Natanael Pereira da Silva Santos, do Departamento de Ciências Agrárias da instituição.

Na oportunidade, eles trataram do Congresso Nordestino de Produção Animal, organizado pela UFPI, que será realizado com apoio do Governo do Estado. O evento ocorrerá em Teresina, no período de 29 de novembro a 1º de dezembro deste ano. O investimento para realização do evento é da ordem de R$ de 426 mil, segundo a UFPI, sendo que o Governo do Estado deve investir R$ 200 mil no congresso.

“Estamos aprofundando a parceria do Governo do Estado com a Universidade Federal do Piauí, assim como fazemos com a Universidade Estadual e com o Instituto Federal. Agora vamos apoiar o Congresso Nordestino de Produção Animal, já que a parte de agronomia e de zootecnia da Universidade cresce cada vez mais em pesquisa e tem tudo a ver com as vocações produtivas do estado”, explicou Rafael Fonteles.

O governador afirmou que quer cada vez mais aproximar o mundo acadêmico e da pesquisa do setor produtivo para potencializar a economia do Piauí. “Também temos parcerias na saúde digital, que é um tema muito relevante para o Estado e a gente quer cada vez mais integrar o governo com as universidades para que esse desenvolvimento científico leve a uma maior produção,  produtividade e competitividade dos nossos setores econômicos”, ressaltou o gestor.


Já o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que quer sair de dentro da universidade e ir ao encontro das instituições do estado para que a produção de conhecimento sirva para ser aplicada e usada para o crescimento do Piauí e da sociedade.

Congresso Nordestino de Produção Animal

O Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA) é um evento técnico científico que tem a expectativa de reunir cerca de mil participantes, além da apresentação de 800 trabalhos científicos nas mais diversas áreas de produção animal. O congresso contará ainda com 42 palestras, divididas em simpósios, sessões técnico-científicas, conferências e painéis tecnológicos.

Nessa XVII edição, o CNPA terá como tema: “Tecnologias para a produção animal tropical”. A realização do evento visa fortalecer as cadeias produtivas sob as bases de responsabilidade social, ambiental e econômica, incluindo-se a preocupação com a saúde pública.

Espera-se, com este evento, estimular a integração entre os diferentes segmentos da produção animal com a academia e empresas públicas e privadas, promovendo debates e reflexões, bem como a interação entre estudantes e pesquisadores com a sociedade, levando ao fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.

Janaina Ramos indica Restaurante Popular para São João do Paraíso e Senador La Rocque

Na solicitação, a parlamentar destaca a importância da iniciativa para garantir segurança alimentar e melhor qualidade de vida aos moradores dos municípios beneficiados pela ação


A deputada Janaina Ramos (Republicanos) protocolou, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, Indicações solicitando ao secretário de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), Paulo Casé Fernandes, a instalação de unidades do Restaurante Popular nos municípios de São João do Paraíso e Senador La Rocque.



Na solicitação, a parlamentar destaca a importância da iniciativa para garantir segurança alimentar e melhor qualidade de vida aos moradores desses municípios.

“Alimentação deve ser tratada como prioridade igualmente às demais políticas públicas. Estou convicta de que o secretário não deixará de atender ao nosso pleito, sobretudo porque é relevante para a melhoria da qualidade de vida da população desses municípios”, disse a deputada.

Escolas

Janaína Ramos também protocolou Indicações solicitando que seja encaminhado oficio ao secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, com o pedido de providências para a recuperação da estrutura das escolas da rede estadual de Imperatriz.

A deputada solicitou, ainda, a retomada das obras das 'Escolas Dignas' das localidades Vão do Marco, Piçarreira e Fazendinha, no município de São João do Paraíso.

“Nossa propositura visa garantir aos alunos uma educação de melhor qualidade. Tenho a certeza de que nossa demanda será atendida porque é uma ação relevante para o ensino e para todos que ali estudam e trabalham”, argumenta a deputada em sua solicitação.

24 de abril de 2023

Briga judicial entre secretário e empresário termina com final feliz para um deles!


O secretário queria receber do empresário 10 mil reais em indenização por damos Morais, mas o juiz julgou o pedido improcedente julgando o processo com extinção do mérito.

Trata-se de ação ajuizada por MARCIO DE SOUZA SA contra ANDERSON SILVA PEGO. Relata o autor que o réu fez publicações de conteúdo ofensivo à sua honra nas redes sociais Facebook e Instagram, o qual foi replicado em alguns blogs. Menciona que o réu, Vereador da oposição, acusou o autor, então Secretário de Saúde deste Município, de assinar contrato imoral que não atendia ao interesse público. Requer a condenação do requerido no pagamento de indenização por danos morais no importe de R$ 10.000,00, bem como na obrigação de fazer consistente em remover a publicação “o cúmulo do absurdo” e o vídeo publicados nos perfis do requerido nas redes Facebook e Instagram, no dia 03/04/2020, com a retratação respectiva, além de se abster o réu de realizar qualquer publicação ofensiva em referência ao nome do autor com relação a este fato.

Depois de analisar o caso dos dois, e buscar jurisprudencia em processos semelhantes, o Juiz Josemilton da Silva Barros, do Juizado Especial Civil e Criminal de Timon decidiu: "Assim, o fato de ter o pronunciamento do Vereador sido publicado nas redes sociais e reproduzido em blogs de terceiros não tem o condão de fazer a conduta do demandado extrapolar os limites previstos no inciso VIII do art. 29 da CF. Cumpre mencionar que embora a imunidade inviabilize o controle judicial, não impede que a própria Câmara de Vereadores apure eventual quebra de decoro parlamentar. Ante o exposto, JULGO IMPROCEDENTE o pedido inicial, e na forma do art. 487, inciso I, do CPC, EXTINGO O PROCESSO COM RESOLUÇÃO DO MÉRITO. Sem custas nem honorários, eis que indevidos nesta fase, por força do art. 55 da Lei 9.099/95, salvo recurso". 

Prefeita Dinair, de Timon, está à procura de um vice. Saiba por que?

O empresário João Rodolfo não será mais o vice de Dinair Veloso no próximo pleito.

Todos sabem que o atual vice-prefeito, o empresário João Rodolfo, não poderá ser mais o candidato a substituto da prefeita Dinair Veloso, de Timon na próxima eleição, em 2024.

Por ter exercido o cargo por sua vezes, na segunda gestão de Luciano e está em exercício do segundo mandato na atual gestão, João Rodolfo é impedido por lei.

Portanto, essa é uma discussão que "toma gosto" dentro do grupo Leitoa e nos bastidores existe uma busca por um nome pra ser candidato a vice de Dinair em sua pretensão de ser reeleita prefeita de Timon.

Qualquer nome que se fala dentro do grupo Leitoa como pretendente ao cargo, e descartado na bucha. Entendem pai e filho, comandantes do grupo, que nenhum aliado soma para prefeita.

Por isso, a busca recairá num nome de fora, da oposição, dos adversários.

A pergunta que não quer calar.

Quem será esse vice?

Rafael Fonteles lança projeto Piauí Saúde Digital para fortalecer rede de atenção à saúde em Piripiri

A ação tem como função principal transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população.


O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (24), no município de Piripiri, o Projeto Piloto Piauí Saúde Digital. A ação, pioneira no Brasil, tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado. O investimento previsto no projeto é de R$ 2.501.760,00, provenientes do Tesouro Estadual.

O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

Rafael Fonteles destacou a importância da implantação da telessaúde, começando por Piripiri. “Conseguimos integrar nos sistemas municipal, estadual e federal a possibilidade de oito especialidades médicas em cada uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exames de eletrocardiograma, para casos de infarto – principal causa de morte no Brasil na própria UBS – com enfermeiro de plantão e o técnico de Enfermagem, para aplicar a medicação correta. Isso integrado ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, com a policlínica, que tem a central de exames. A maioria dos procedimentos médicos vai facilitar o atendimento daqueles que realmente têm necessidades de se internar, de fazer uma cirurgia eletiva, que seja um tratamento mais complexo e, sobretudo, vai diminuir os custos de tratamento de saúde no interior. É uma solução genuinamente piauiense, com uma tecnologia que temos junto ao SUS. Acredito que é algo disruptivo para o Brasil e para o mundo”, explicou Fonteles.


Além das 31 UBSs, o projeto contempla o Hospital Regional Chagas Rodrigues onde funciona também o Centro de Exames, ofertando consultas e laudos especializados de forma virtual.

“Todo o trabalho é acompanhado de perto por um enfermeiro treinado na UBS que auxilia os médicos durante a teleconsulta, podendo inclusive fazer o exame de eletrocardiograma na própria UBS”, disse o governador.

O projeto é pioneiro no Piauí e no Brasil pela sua integração. A ficha médica do paciente é disponibilizada para o Hospital Regional e também para todos os hospitais ponta de rede do Estado. “Com isso, vamos reduzir as filas de espera de pacientes não urgentes e o tempo para atendimentos, evitando os deslocamentos desnecessários de pacientes para outros municípios. Queremos implementar esse sistema em todos os 224 municípios do Estado. É a tecnologia aliada na melhoria da saúde e da qualidade de vida da nossa gente”.

O governador enfatizou que este é um serviço acessível a todas as cidades da região, integrando o sistema do município, do Estado e o da União. “A ação visa melhor a regulação, diminuindo o tempo de espera, resolutividade mais fácil e tudo isso com economicidade do poder público. Melhora para município, melhora para o Estado, melhora para o povo!”, enalteceu Rafael Fonteles.

O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues; e para viabilizar a operação do saúde digital, 250 profissionais já receberam treinamento.


O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares, falou sobre o pioneirismo do projeto. “É um projeto que não existe em lugar nenhum no Brasil, neste formato, no qual integra, desde a UBS, até uma central de exames laboratoriais, raios X, ultrassom e mamografia. Permite também que o agente de saúde vá até a casa do paciente, na zona rural, e faça a consulta com especialista. Em casos que precisem, realmente, de serviço presencial é que as pessoas irão para um hospital de referência. Fora isso, o sistema integrado permite consulta com especialista e exames integrados com a plataforma e a consulta com receita para medicação, inclusive, encaminhando ao hospital, se for necessário”, salientou o gestor.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, comemorou a implantação do projeto no município. “Estávamos acreditando no que o governador falava e agora está aqui materializado. A cidade está muito feliz com tudo isso. É uma honra ter um projeto como este em nosso município. Sem dúvidas, será objeto de estudo no mundo inteiro, porque é a primeira vez que temos uma tecnologia dessas, integrando o melhor sistema de saúde do mundo, que é o SUS”, enfatizou a gestora.


Telessaúde no Hospital Chagas Rodrigues

No Hospital Regional Chagas Rodrigues, os pacientes com classificação de baixa complexidade (pulseira azul ou verde) podem realizar atendimento médico em minutos por telemedicina.

Casos que podem ser atendidos por telemedicina: Síndrome gripal (gripe, resfriado, rinite alérgica, Covid-19), desde que paciente esteja com boa saturação e respirando sem esforço e sem febre; infecção urinária sem sinais de alarme (dor lombar, febre ou calafrio); gastroenterite aguda (paciente que está com náuseas, vômitos, diarreia) sem febre; renovação de receitas médicas, desde que dentro do prazo de validade de 6 meses; análise de resultados de exames laboratoriais e de imagem; e solicitação de exames de rotina.Pacientes apáticos e com febre há mais de dois dias precisam passar pelo atendimento presencial. Fonte Ccom PI.

Vereadora "pegou pesado" com secretário. Veja o que ela disse!


A vereadora Alynne Macedo, que vem acompanhando o caso de quatro famílias que foram retiradas das relação dos contemplados das casas do residencial Leonel Brizola, em Timon, esteve na secretaria cobrando do secretário Marco Gomes, esclarecimentos dos fatos.

Essa é a quarta de denúncia de que nomes de pessoas contempladas com casas do Residencial Leonel Brizola estão sumindo da lista que está sendo enviada à Caixa para a entrega dos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida. em Timon

A vereadora Alynne Macedo foi in loco conferir o que está acontecendo. O blog acompanhou, mas o secretário Marco Gomes, não ficou à vontade com a presença deste jornalista na secretaria.


22 de abril de 2023

Deputada Janaína Ramos cumpre agenda com governador em Sítio Novo


A deputada Janaina Ramos acompanhou hoje, 22, a agenda oficial do governador Carlos Brandão, na cidade de Sítio Novo-Ma,  que recebeu reforço na segurança pública com a reforma e ampliação do Complexo de Segurança de Sítio Novo, composto pela 2° Companhia e 34º Batalhão de Polícia Militar e a Delegacia de Polícia Civil.


Na oportunidade,  a deputada, que compõe a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Alema, solicitou ao governador, novo concurso para a Polícia Civil no estado.

Ela parabenizou o governador e disse que o Maranhão só tende a crescer com a gestão de Carlos Brandão.


Segurança Pública

O município também recebeu reforço na segurança pública com a reforma e ampliação do Complexo de Segurança de Sítio Novo, composto pela 2° Companhia e 34º Batalhão de Polícia Militar e a Delegacia de Polícia Civil.

O complexo passou por serviços de fundação, infraestrutura e superestrutura com alvenaria em blocos cerâmicos, emboço e reboco. O local recebeu cobertura com estrutura de madeira e telhas metálicas, pavimentação em piso cerâmico, revestimento em cerâmica, pintura PVA e forro de PVC. Também foram feitas novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Foi construído um estacionamento em piso intertravado e instalada uma caixa d’água para o abastecimento do complexo.

Assim, as forças de segurança que atuam na cidade ganham um espaço com toda a infraestrutura necessária para a execução do seu trabalho e a população da cidade pode ficar mais segurança em relação à prevenção da criminalidade.

“O Governo quer o melhor para o Maranhão e a segurança pública é uma das prioridades. As polícias Civil e Militar vão trabalhar unidas e lado a lado com a comunidade para que todos possam viver com tranquilidade em suas cidades e em seus bairros”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins. Fonte/Secom/Assessoria Parlamentar


Governador lança projeto Piauí Saúde Digital e entrega reforma de centro de Saúde em Piripiri


O projeto deve expandir serviços de saúde por meio de teleconsultas e telediagnósticos.

O governador Rafael Fonteles inaugura, nesta segunda -feira (24), o Projeto Piloto de Saúde Digital no município de Piripiri, onde também fará a entrega da reforma do centro de Saúde Dr. Adauto Coelho Rezende.

No início da manhã, da segunda-feira (24), o governador irá implantar o Projeto Piloto Piauí (PPP) Saúde Digital na UBS 13, com o descerramento da placa e a entrega de um totem para atendimento. Posteriormente, o governador se desloca para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, onde haverá também o descerramento de placa e demonstrações de triagens e teleconsultas, com a apresentação do monitoramento da evolução dos serviços de telemedicina.

A agenda no município finaliza com a entrega da reforma do Centro de Saúde Dr. Adauto Coelho Rezende, onde o chefe do executivo do estado fará a entrega dos equipamentos de diagnóstico e imagem do centro e fará a apresentação do PPP Saúde Digital.

Projeto Piloto Piauí Saúde Digital

O projeto Piloto Piauí Saúde Digital é uma iniciativa desenvolvida em parceria com as consultorias FIND e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Trata-se de um serviço com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde por meio de teleconsultas e telediagnósticos.

A plataforma do projeto funciona com a integração das bases de dados de atenção primária, secundária e terciária do munícipio, buscando a redução das filas de espera e o tempo de atendimento ou diagnósticos, dando maior qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) e evitando deslocamentos de pacientes e profissionais da saúde.

O projeto deve ser implantado em cada um dos 224 municípios do Estado, disponibilizando teleconsultas nas especialidades de dermatologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, ginecologia, cirurgia geral, cardiologia, nutrição e pediatria. Além de capacitar profissionais e estudantes do Piauí com a oferta de cursos de telemedicina, prevenção da gravidez, técnico de enfermagem, entre outros. Ccom PI.

21 de abril de 2023

Governo do Estado inaugura obras de pavimentação asfáltica da PI-116

Esse trecho da rodovia PI-116 recebeu, além de novo asfalto, serviços de drenagem e dispositivos de sinalização que vão permitir um tráfego de excelência.


O governador Rafael Fonteles esteve, nesta sexta-feira (21),  na cidade de Parnaíba, para entregar mais uma obra de grande importância na área de infraestrutura. Trata-se da conclusão da pavimentação asfáltica da via de acesso a uma das mais belas praias do litoral piauiense: a praia da Pedra do Sal.

Esse trecho da rodovia PI-116 recebeu, além de novo asfalto, serviços de drenagem e dispositivos de sinalização que vão permitir um tráfego de excelência. O trajeto contemplado com as melhorias na rodovia vai desde a zona urbana da cidade de Parnaíba até a praia da Pedra do Sal. “Estamos hoje aqui na ilha de Santa Isabel, um local que carece de investimento e estamos fazendo a nossa parte. O objetivo aqui é fortalecer o setor de turismo.  Como governador reforço que vamos procurar a área privada e melhorar o setor de serviços de barracas. O turismo é a indústria que mais cresce no mundo e digo ao povo de Parnaíba que vamos fazer a nossa parte nessa integração”, disse o governador durante descerramento da placa da nova rodovia.


Os serviços de restauração na rodovia foram finalizados com a recuperação de um trecho de quatro quilomêtros, nos quais foi usado concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), que é um revestimento de qualidade superior.

“A Pedra do Sal é a única praia que fica em Parnaíba, segundo maior município do Piauí, e merece uma rodovia com boa trafegabilidade. Aqui temos famílias que vivem da pesca e das atividades comerciais em bares e restaurantes. Por isso, entendemos que essa obra vai fortalecer a infraestrutura turística dessa região viabilizando a geração de emprego e renda. E uma boa estrada reflete nessa realidade local”, ressaltou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Leonardo Sobral.

Ele ainda destacou que a praia conta com parques de usinas eólicas e o fluxo de veículos desse segmento requer estradas com boa trafegabilidade. “A manutenção da malha rodoviária visa garantir o crescimento socioeconômico.  E nossas ações são definidas mediante esse incentivo ao desenvolvimento do Estado. Temos o terceiro maior parque eólico do Brasil. Portanto, somos referência neste setor, ainda mais agora, neste cenário atual, de valorização de energia renovável. Deste modo, o nosso estado tem como se destacar, cada vez mais, no cenário internacional”, disse o diretor.

Ao final da agenda de inaugurações em Parnaíba, o chefe do executivo estadual ainda visitou ainda as obras de ampliação do Porto dos Tatus, orçada em mais de R$2 milhões. A previsão de entrega é para agosto deste ano. Fonte/Ccom PI.

Após solicitação do deputado Rafael, Timon ganhará um IEMA Idiomas e uma Escola Estadual Bilingue

 


A cidade de Timon receberá uma Unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão voltada para o ensino de idiomas e, também, uma Escola Estadual de Ensino Médio Bilingue. O anúncio foi feito na última quarta-feira, em São Luís, pelo Secretário vice-governador, e Secretário de Educação, Felipe Camarão. 

Indicação feita pelo deputado Rafael ao governo do Maranhão, é proveniente de um Requerimento do vereador timonense, Uilma Resende, que aprovou a indicação por unanimidade na Câmara de Timon. As duas escolas, IEMA Idiomas e a Escola Estadual Bilingue, trarão ainda mais qualidade ao ensino público estadual no município. 

A instalação dessas escolas abrirá um leque maior de oportunidades aos jovens timonenses, destacou o deputado Rafael. Segundo ele, as escolas estaduais instaladas em Timon, são destaques em vestibulares de diversas faculdades por todo o Maranhão e Brasil, bem como campeãs em aprovação no ENEM. 

“O Colégio Militar Tiradentes V, o Centro Educa Mais Jacira e todas as unidades estaduais em Timon, através do trabalho do governador Brandão, do ex-governador Flávio Dino e da participação efetiva do vice-governador, e secretário de Educação, Felipe Camarão, se tornaram referência em educação pública. Estes dois novos aparelhos, o IEMA Idiomas e a Escola Bilingue, somarão aos investimentos estaduais em nossa cidade, trazendo mais oportunidades aos nossos  jovens”, comemorou o deputado Rafael. Fonte/Assessoria.

Com vídeo: Rafael Fonteles inaugura a Ponte Do Tabuleiros, em Parnaiba

 


Deputada Janaína apresenta suas ações parlamentares desta semana


A Deputada estadual Janaína Ramos está tornando um hábito a prestação de contas de suas ações parlamentares e apresentando à sociedade como forma de transparência tudo que tem feito na assembleia.

Esta semana, por exemplo, Janaína Ramos apresentou uma série de protocolos com indicações de sua autoria que pedem benefícios para os municípios da região tocantina.

No rol das proposituras apresentadas, a deputada enumera a retomada das obras do Programa Escola Digna nas localidades de Vão do Marco, Piçarreira, Fazendinha e implantação de restaurante popular no município de São João do Paraíso; Solicitação à Secretaria de desenvolvimento Social para o fornecimento de carrinhos do Programa Mais Renda e cursos profissionalizantes para a população de Imperatriz; solicitação de aumento do efetivo da polícia civil no Maranhão; recuperação das escolas da rede estadual de ensino na cidade de Imperatriz e instalação de restaurante popular em Senador La Roque.

20 de abril de 2023

Em vídeo: Deputada Janaína Ramos comemora alteração na Lei Maria da Penha

Deputada estadual Janaina Ramos comemora alteração recente da Lei Maria da Penha e comenta sobre os avanços que essa alteração proporcionam.



Em Brasília, Henrique Júnior faz contatos políticos positivos e importantes para Timon

Com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o senador Weverton Rocha, entendimentos e apoio.


O suplente de deputado federal pelo Maranhão e pré-candidato a prefeito de Timon Henrique Júnior (PL), pontuou como positivos os encontros que manteve em Brasília, esta semana, principalmente com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes, a quem apresentou as dificuldades e as necessidades que o município enfrenta em busca de apoio para a solução das demandas.

Com a deputada federal Detinha

Henrique também manteve encontro com o senador Weverton Rocha, PDT e os deputados federais Márcio Jerry e Detinha do seu partido.

Com o deputado federal Márcio Jerry, conversa política proveitosa 

Ao blog, Henrique salientou que todos os assuntos tratados por ele tiveram boa receptividade e ele se disporá a retornar à capital federal sempre que for para tratar de assuntos de interesse do município que estejam ao alcance das autoridades no âmbito federal, independente de siglas ou vertentes partidárias, enfatizou.

Rafael Fonteles anuncia plano estadual e a construção do Centro de Referência para pessoas com autismo

Centro especializado para atender pessoas com espectro autista será licitado ainda este ano e deve ser concluído em 2024.


O governador Rafael Fonteles lançou nesta quinta-feira (20), no Palácio de Karnak, o Plano para Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autista do Piauí (Pitea) e também o Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Autismo, que será licitado ainda neste ano e a meta é inaugurar este centro já no próximo ano.

Com esta obra, o Piauí dá um passo significativo no atendimento às pessoas com espectro do autismo. “O Piauí já é referência na promoção de política do direito das pessoas com deficiência. É um trabalho que já vem sendo feito pelo secretário Mauro Eduardo, pela ex-secretária e ex-deputada [federal] Rejane Dias junto com o ex-governador Wellington Dias, que abraçaram a causa e nós continuamos com essa missão e trabalho para ampliar e fortalecer as políticas públicas para atender com mais eficiência essas pessoas”, disse o governador.

Rafael Fonteles afirmou que esta data de hoje é especial, dedicada às pessoas com autismo. “Estamos no mês de conscientização no mundo inteiro e aqui apresentamos os investimentos que faremos nesta área, na elaboração de um plano estadual e também na construção de um Centro Especializado, que conta com emenda da então deputada Rejane Dias”, frisou o gestor.

Na ocasião, o Governo fez a entrega de veículos a entidades para garantir o suporte a essas políticas públicas. “Cada vez mais vamos ampliar, fortalecer, capilarizar essa política nos municípios piauienses, dentro deste plano de expansão da rede de habilitação Daniele Dias, que envolve obviamente os municípios”, disse o governador, enfatizando que o Estado fica responsável pelos centros de referências maiores e os municípios fazem a política da pessoa com deficiência chegando a cada comunidade, povoado, bairro, atendendo a esse público que deve ser incluído e tem os seus direitos garantidos como determina a lei.


Rafael Fonteles disse que inclusão é a palavra de ordem. “Nosso papel é articular a rede de atendimento às pessoas que tem autismo, seja com centro especializado, seja fazendo cooperação com municípios e entidades do terceiro setor”, disse o governador, destacando a articulação das mais diversas áreas, como saúde, educação e assistência social.

Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o plano estadual vai trabalhar de forma articulada com saúde, educação e assistência social e também com os municípios e entidades que atendem pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “O Governo vai ampliar a política de atenção às pessoas com autismo e vamos entregar equipamentos de informática para entidades que atendem pessoas com TEA”, disse o secretário.O Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Autismo vai contar com:

.


10 consultórios;

. sala de observação;

. posto de enfermagem;

. 3 salas de escape;

. acolhimento parental;

. sala de capacitação para familiares;

. copa para familiares;

. sala de assistência social;

. 11 salas voltadas para práticas terapêuticas;

. piscina com vestiários acessíveis;

. área externa de acesso com tratamento paisagístico;

. 3 recepções;

. brinquedoteca;

. auditório para 114 lugares;

. foyer;

. baterias de banheiros acessíveis em toda a edificação;

. copa para funcionários;

. diretoria;

. secretária;

. arquivo;

. sala de reunião;

. informática;

. servidor;

. contabilidade;

. estacionamento com 4 vagas;

. embarque e desembarque de pacientes. Fonte: CcomPI

Cresce o número de indígenas no ensino superior do país

 


Celebrando o Dia dos Povos Indígenas, docente da Estácio fala sobre a importância de abrir espaços para o debate 


O tradicional Dia do Índio, celebrado dia 19 de abril, este ano passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas, de acordo com a Lei de Nº 14.402/22. A mudança do nome da celebração tem como o objetivo ressaltar a diversidade das culturas dos povos originários. 

De acordo com a historiadora e professora de direito da Estácio, Anne Caroline Fernandes, o termo ‘indígena’, significa ‘originário ou ‘nativo’ de um local específico, sendo uma forma mais precisa de se referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil. “O estereótipo do ‘índio’ alimenta a discriminação, que, por sua vez, instiga a violência física e o esbulho de terras, hoje constitucionalmente protegidas”, explica a docente.

Anne conta que a alteração do nome da celebração e a criação de um Ministério dos Povos Originários incentivam o progresso. “Agora com a Sônia Guajajara como ministra os povos indígenas terão uma representação maior para as suas questões. Causando um avanço na preservação, saúde, políticas públicas e no acesso à educação”, comenta. 

Até o final dos anos 1990, os indígenas universitários eram poucos. Segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, eles eram em média 4 mil. Nas últimas duas décadas houve um crescimento expressivo, chegando, segundo o Censo da Educação Superior (CenSup), a 47 mil matriculados em 2020.

Esse é o caso de Haje Kalapalo, com 31 anos, membro da aldeia Tangurinho Kalapalo, um grupo indígena que habita o sul do Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso. O indígena foi para Goiânia em busca de uma oportunidade no ensino superior em 2019. “Sai da minha aldeia em busca de uma formação e conhecimento que não tinha acesso na minha terra”, explica. 

Haje conta que sempre teve interesse pela área de ciências biológicas e hoje cursa enfermagem em uma unidade de ensino superior da Estácio, em Goiás. “Meu sonho é trabalhar na área da saúde e conseguir ajudar meu povo e as pessoas. Por isso fui atrás de uma formação técnica”, revela. 

“Quando finalizar o curso quero voltar para a minha aldeia para atuar como enfermeiro, assim vou prestar um serviço para a minha comunidade e estar perto da minha família”, finaliza o indígena. 

Em um país cujos povos originários foram e continuam tão brutalmente massacrados, conquistas como a criação de um ministério, a ocupação de cargos políticos e espaços na academia devem ser comemorados sim, mas há de se ressaltar que a luta é constante. Por Elainy Castro.